domingo, 8 de dezembro de 2013

Reflexões pós Arouca - o que se passa?




Volvidos dois dias depois do desaire com o Arouca, e já com maior frieza, dou por mim a pensar no Benfica desta época.

Começamos mal e fomos recuperando aos poucos e, agora, quando tínhamos tudo para cimentar a liderança, deixamo-la fugir por entre os dedos da mão. Isto em termos pontuais…

Em termos exibicionais, o Benfica não me tem convencido. Curiosamente, o jogo que mais gostei – em jogo colectivo e dinâmica – até foi um jogo em que perdemos, pois mesmo nas vitórias que temos tido no campeonato, a sensação que me fica, muitas vezes, é que o Benfica acabou por ter felicidade nos jogos em que alcançou tais vitórias.

É difícil compreender que assim seja, até porque o Benfica , em relação à época transacta, onde apresentou bom futebol, conservou a equipa técnica e as principais jóias da coroa, acrescentando, até, mais valores e opções à equipa (p. ex.: Siqueira, Sílvio, R. Amorim, Markovic, Djuricic, Sulejmani).

A questão do milhão de dólares será pois: o que se passa?

É uma questão complexa e que me tomaria muitas linhas para dissecar convenientemente, mas, numa rápida análise, posso apontar 3 dos factores que responderão à questão: rendimento de alguns atletas, lesões e arbitragens.

No que se refere ao rendimento dos jogadores, é patente que os reforços ainda não se impuseram na equipa. Markovic, que parecia ser o mais promissor, tem lentamente apagado a sua chama inicial. Djuricic e Sulejmani ainda não conseguiram agarrar o lugar. Siqueira, R.Amorim e Sílvio têm estado lesionados. 

Depois, houve jogadores que começaram mal a época, como Matic, que agora parecem melhor. Outros, como Lima, parecem ainda estar a encontrar o seu momento. Em suma: há sub-rendimento notório em muitas unidades da equipa.

As lesões também têm sido um factor a ter em conta. No segundo jogo do campeonato, perdemos aquele que seria o extremo absolutamente titular da equipa, Salvio, e que muita falta tem feito. Cardozo, se falhar o jogo com o PSG, vai para 4 jogo consecutivo sem jogar, isto depois de também ter falhado a primeira jornada. R. Amorim lesionou-se com alguma gravidade quando estava claramente em forma. Fejsa já se lesionou e está agora a regressar. Siqueira, que parece ser, de longe, o melhor defesa esquerdo do plantel, não consegue impor-se por força das sucessivas lesões. Markovic também já teve que parar mais que uma vez. Sívio também tem tido muitos problemas físicos. Muitas lesões, portanto, e algumas em elementos chave da equipa (Siqueira, Salvio, Cardozo). Por exemplo, os nossos rivais não têm tido esses azares… imagine-se o fcporto sem J. Martinez, Lucho ou Alex Sandro… Ou sporting sem Montero, W. Carvalho, Patrício…

Por último, mas não menos importante, as arbitragens também têm influenciado. Não é tema que goste de aflorar, mas é uma realidade tão evidente que não podemos, simplesmente, ignorar e assobiar para o lado, até porque é um factor demasiado decisivo. É verdade que não temos sido brilhantes em termos exibicionais, mas, mesmo assim, muitos dos jogos onde perdemos pontos, poderíamos não os ter perdido… Sem querer ser exaustivo, tenho de memória alguns lances: logo no primeiro jogo, com o Marítimo, ficou por assinalar um penalti claro sobre Lima, que poderia ter dado o empate. Com o Sporting, sofremos um golo em fora-de-jogo e ficou por assinalar um penalti sobre Cardozo. Com o Belenenses, sofremos outro golo em fora-de-jogo evidente e mais um penalti por assinalar sobre Cardozo. Agora com o Arouca, mais um penalti por assinalar, logo aos 15´minutos de jogo, que, se o Benfica concretizasse, mudaria evidentemente o rumo os acontecimentos e talvez fizesse sair do parque de estacionamento o autocarro do Arouca. 

Pelo contrário, os nossos rivais não têm tido muito que se queixar: quem não se recorda dos vários golos em fora-de-jogo de Montero, do penalti que deu a vitória ao porto com o Guimarães, do golo de Jackson com o Paços de Ferreira ou desta última “Capelada” em Coimbra…

São casos a mais e que, se devidamente creditados/descreditados nos saldos pontuais das respectivas equipas, nos dariam uma liderança confortável neste momento. Mas quanto a isto, parece que não conseguimos fazer muito, pois há quem ainda domine a arbitragem nacional. O que podemos fazer, isso sim, é trabalhar e jogar mais, para evitar que equipas como o Arouca possam, sequer, beneficiar de erros de arbitragem quando joguem contra nós e é isso que tem que ser feito!
 
Acorda Benfica, senão vamos ter outra época de desilusões!

2 comentários:

  1. É incrível como este comentador tenta limpar os erros do treinador.
    Aliás as fraquíssimas assistências que se têm verificado no estádio, são a confirmação do modo como os benfiquistas apreciam a incompetência do sr.Jorge Jesus, que só os administradores da SAD com o sr. LFV à cabeça não querem ver.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  2. Caro moreira,
    Não tenho qualquer pretensão em limpar os erros do treinador, até porque reconheço que eles existem e até tenho apontado alguns desses erros noutros posts (como, por exemplo, a grande debilidade nas bolas paradas defensivas, as substituições a 7 minutos do fim, entre outros).
    Por outro lado, e como explicado no presente post, os 3 factores que apontei para as fracas exibições não são exaustivos, o que quer dizer que existirão outros para além dos apontados. De resto, a minha frase final do penúltimo parágrafo do texto vai nesse sentido, da existência de outros problemas que poderão ser ultrapassados com o trabalho de todos, incluindo aqui JJ.
    Contudo, na minha opinião, são mesmo estes os 3 factores que mais têm contribuído para o actual estado da equipa e o que os benfiquistas têm que entender, de uma vez por todas, é que não adianta não apoiar a equipa, mesmo que não se goste do técnico ou do jogador A ou B, isto porque, afinal de contas, quem sai prejudicado é o nosso Benfica.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar