quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Eduardo "Toto" Salvio - o extremo em falta



Apesar da fase por que atravessa o Benfica não ser má, pelo menos em termos de resultados, parece ser indiscutível que há uma peça que parece faltar no xadrez da equipa e para a qual ainda não foi encontrado um substituto à altura.

Falo, obviamente, de Eduardo Salvio.

O Benfica fez, neste defeso, um grande esforço financeiro para manter o argentino no plantel, tendo, ao que consta, rejeitado várias propostas para a venda do respectivo passe. Não é de admirar, porque, efectivamente, na época passada Salvio foi um dos grandes esteios da boa época do Benfica e é perfeitamente natural que tenha despertado a cobiça dos emblemas mais endinheirados da europa.
Salvio lesionou-se logo num dos primeiros jogos da época, quando a equipa ainda se refazia mentalmente do desgosto da época passada, deixando a posição de extremo direito órfã, quando nada o fazia prever, dada a riqueza de soluções do plantel para o lugar (Markovic, O. John, Sulejmani, Cavaleiro, E. Perez, entre outros).

O que é certo é que, até ao momento, muitas soluções foram ensaiadas, mas nenhuma colhe satisfação plena: Markovic foi o primeiro a merecer a confiança, mas tem demonstrado não ser aquela a posição ideal para ele, pois, apesar da velocidade e imprevisibilidade imprescindíveis para um extremo, parece faltar-lhe algum pragmatismo, alguma consequência no seu jogo, para não falar das constantes derivações para o meio e na falta de acutilância defensiva, indispensável quando a equipa alinha num 4-4-2; seguiu-se O. John, que, parece sentir-se mais confortável no extremo oposto do terreno e que, força da sua falta de intensidade no jogo, cedo deixou de ser opção; Cavaleiro foi também testado, mas nota-se alguma verdura no jogo do português; nos últimos jogos, tem cabido a Perez esta posição, mas, se o Benfica ganha em muitos aspectos, perde em muitos outros, a começar pelo facto de afastar o jogador do centro do terreno, onde ele rende mais, perdendo, também, velocidade e profundidade no flanco. 

Compreende-se a exigência, isto porque Salvio sempre deu uma enorme verticalidade ao seu flanco, por força da sua velocidade e capacidade de drible, e, ademais, é um jogador perfeitamente consequente, o que poderá ser atestado pelo número de golos e assistências realizadas nas duas épocas de águia ao peito. Como virtudes, acresce a sua entrega ao jogo, igualmente em tarefas defensivas, o que o torna um jogador compatível com o esquema de dois avançados, em que se exige mais rigor defensivo dos extremos.

Conto os dias para o argentino voltar…a lesão que sofreu é, normalmente, debelada após 6 meses de trabalho de recuperação. Apenas me recordo de um atleta que o fez em menos tempo, Derlei, e, se não me engano, foi em 4 meses. Contados os 6 meses, apenas poderemos contar com Salvio lá para Março, por altura das decisões. Oxalá fosse possível encurtar o tempo de recuperação para Salvio estar com ritmo de jogo já nessa altura. Pelo que se diz, Salvio trabalha incansavelmente no Seixal para regressar em boa forma, só espero que o consiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário