quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Cortez - I love the sound of you walking away

Deparei-me hoje com a seguinte notícia:



Segundo o empresário do brasileiro, Cortez falhou no Benfica por culpa do treinador, que não terá sabido aproveitar o seu enorme talento:


«A opção do treinador provocou falta de adaptação. Ele é um jogador muito ofensivo, joga de uma forma diferente daquela que os laterais fazem habitualmente.»

Isto é o que comummente se designa por "sacudir a água do capote", atirando-se a culpa para um elemento externo à sua vontade e controlo, ficando-se, assim, mais em paz com a sua prórpia consciência: «eu bem quis, mais não me deixaram...raça do homem não pôs a equipa a jogar com 3 centrais para eu não ter que defender....».

Ainda que perceba (e até compreenda) o exercício mental levado a cabo pelo empresário de Cortez, na perspectiva de não traumatizar o seu pupilo, a verdade é que a razão aventada para o manifesto insucesso de Cortez no Benfica não poderá jamais merecer acolhimento, desde logo porque, como é evidente, o Benfica não joga de forma diferente da esmagadora maioria das equipas europeias (no que toca ao papel dos laterais), pelo que não seria minimamente expectável que o Cortez viesse para a europa e fizesse mudar o esquema táctico da equipa que o acolhesse. Seria mais lógico (e real) precisamente o inverso: Cortez adaptar-se à forma de jogar do lateral europeu, que, nem é assim tão diferente do praticado no Brasil também (a grande diferença está mesmo na intensidade do jogo e no rigor nas marcações)...

Depois, e para que o argumento do empresário fosse minimamente válido, seria preciso que Cortez fosse, de facto, uma mais-valia em termos ofensivos. Mas não é! Pelo contrário... nos jogos que fez pelo Benfica, não me recordo mais que dois/três bons lances ofensivos, o que é manifestamente pouco para um lateral de raiz que se diz "vocacionado para o jogo ofensivo". Até Sílvio, que é uma adaptação, e que defensivamente é mais rigoroso, esteve em mais lances de perigo ofensivos nestes dois últimos jogos que Cortez nos jogos todos que fez, que não foram assim tão poucos.

Fica, assim, claro, que Cortez é bastante limitado defensivamente e que não mostrou ser uma mais-valia ofensivamente pelo que, para ser "mais um", não faz falta ao Benfica, até porque há jogadores na equipa B que também podem fazer o lugar e que certamente não recebem o mesmo que Cortez.

Assim, e feita a confissão pelo empresário que Cortez está de partida, resta-me desejar-lhe boa viagem e dedicar-lhe uns versos da música Walk Away dos Franz Ferdinand, que, pelos vistos, estão de regresso ao nosso País já no verão, em Paredes de Coura:



"
I love the sound of you walking away

(...)
Why don't you walk away?
No buildings will fall down
Why don't you walk away?
No quake will split the ground
Why don't you walk away?
The sun won't swallow the sky
Why don't you walk away?
Statues will not cry

(...)"


Sem comentários:

Enviar um comentário