sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

2014 - ano das tormentas?



Estou há três dias para escrever um post sobre os meus desejos para o Benfica em 2014, mas, cada dia que passa fico com menos vontade de o escrever, tal é o chorrilho de más notícias na comunicação social nos últimos dias. 

Em primeiro lugar, tivemos a entrevista do nosso Presidente, que, com a delicadeza própria de um elefante numa loja de porcelanas, acabou por mandar um sinal ao mercado: o Benfica está mesmo “à rasca” de guito e, pelos vistos, abriram os saldos de Janeiro na Luz.

Que a eliminação precoce da Champions ia fazer mossa, não tínhamos dúvidas, porém poderia este assunto ter sido tratado de forma mais privada, para que as nossas contrapartes nas negociações não ficassem a saber que estamos a precisar de realizar umas vendas para equilibrar o orçamento. É que essas informações tendem a fazer baixar os preços…

Parece-me que Vieira quis, mais que tudo, justificar-se perante os adeptos do Benfica, para salvar o seu pescoço. É que vêm aí vendas…e não vão ser jogadores pouco importantes… e o presidente aproveitou a pausa no campeonato para nos desejar Bom Natal e nos informar que vem aí austeridade.

Todos percebemos que foi feito um grande esforço em Julho para o plantel manter as suas estrelas: Matic, Salvio, Garay, Gaitán e mesmo Cardozo, poderiam ter sido vendidos, mas o presidente, ainda com um misto de frustração e esperança causado pelo fim de época passada, entendeu que estava ali a base para ser campeão na época seguinte (e talvez aspirar chegar a outra final europeia), desde que conseguisse manter o plantel, tendo, ainda, acrescentado valor ao mesmo com jogadores como Markovic. Mas também todos percebemos que essa conjuntura (manter principais estrelas e comprar jogadores) era transitória e estaria dependente do Benfica realizar muito dinheiro durante a época, através da Champions (mínimo com a chegada aos oitavos), da Benfica TV e de receitas de bilheteira e quotizações.

A Champions foi-se… a Benfica TV está bem, mas duvido que seja tão rentável quanto se quer fazer crer…o estádio tem estado às moscas e já não vai receber mais jogos do Benfica na Champions…as quotizações não faço a mínima ideia, só sei que pago as minhas… 

Assim, para qualquer benfiquista, era só somar um mais um, não era preciso o presidente vir explicar o óbvio, com os custos que provavelmente nos irá trazer nas negociações dos passes dos nossos atletas!

Sinceramente, e no meio da época de saldos que acabou de abrir, só espero que se consiga manter Matic, que parece ser o jogador mais importante e menos substituível no Benfica neste momento. Gaitán, Rodrigo, Garay, O. John são jogadores com mercado e que não farão, porventura, tanta falta. Mas é como diz JJ, os tubarões vêm cá comprar-nos os melhores e os titulares indiscutíveis…e para se fazer “dinheiro à séria”, como precisa o Benfica, só vendendo os melhores…


Já hoje recebemos mais uma grande entrevista do nosso caríssimo Nélson Oliveira. Neste caso, apetece-me parafrasear o comentário de Romário, tecido acerca do astro Pelé: «Pélé é um poeta calado!» - e Nélson também o é.

Deu para perceber que está ressabiado…mas isso já tínhamos todos percebido na anterior entrevista que dera aquando da transferência para França. Agora Nélson fez o all in no sentido de acabar a relação com o Benfica e pressionar para uma venda. É uma pena porque sempre achei que este jogador tem potencial e, como é formado na casa, seria bom tê-lo no plantel, até por causa das vagas a preencher por jogadores formados internamente no plantel. Mas não é menos verdade que Nélson ainda é muito jovem e precisa de jogar com regularidade para se desenvolver, o que seria difícil num plantel que conta com Cardozo, Lima e Rodrigo. Emprestá-lo, pareceu-me, um bom acto de gestão e até positivo para o jogador em ano de Mundial. Ficava o miúdo na Luz e, como os adeptos estão traumatizados pelo sucedido na época passada, nos primeiros jogos em que ele falhasse um golo decisivo ou não passasse uma bola para o lado (como fez com o Ronaldo), tinha o Tribunal da Luz à perna, sendo, muito provavelmente, corrido do onze à assobiadela.

Nélson foi desrespeitoso perante a entidade que lhe paga os salários e que o formou para o futebol. Ainda que tivesse toda a razão do mundo – que, a meu ver, não tem – não seria forma de lidar com o assunto. Terá as suas queixas legítimas, mas nem tudo é como diz ser e deveria ter aguardado para dizer o que sente em sede própria e perante quem de direito. Vir lavar roupa suja para praça pública é que não ajudará, com certeza!


Oxalá esta relação possa ser reatada, pois seria mau para as duas partes que terminasse desta forma.

Começa sem motivos para sorrir este ano de 2014! Podemos apenas esperar que acabe bem, com festejos lá para Maio! Mas que não parece que vá nesse sentido, isso não parece...parece mais que a Nau está no caminho da tormenta!

(imagens retiradas do http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário