sábado, 25 de janeiro de 2014

Benfica - Gil ... e ainda o negócio Matic...



Pouco haverá a dizer quanto ao jogo de hoje, que mais não será que uma oportunidade para dar minutos aos jogadores menos utilizados e aos jovens.

Assim, espero que o Benfica alinhe com este onze e que vença o jogo.



Uma vez que não há pressão no jogo de hoje e que posso concentrar energias noutros assuntos, e tendo corrido mais de uma semana desde a saída de Matic, sinto-me agora com o distanciamento suficiente para escrever umas linhas sobre o assunto. No dia da saída, sentia-me traído e com a sensação que vendemos o nosso melhor activo ao desbarato. Hoje, já mais a frio, não penso de igual forma…Pelo menos não vejo o negócio de forma tão negativa.

Ao que parece, no Verão, o Benfica terá sido fortemente contactado no sentido de libertar Matic (entre outros jogadores). O sérvio terá querido sair para, como é evidente, ver o seu ordenado multiplicar umas quantas vezes. O presidente, sonhador como é, e ainda na ressaca do final da época passada e com uma final europeia em casa no horizonte, terá pensado: “ora bem, se temos feito boas campanhas na europa ao longo destes anos, se temos uma final europeia em casa, tenho uma oportunidade de ouro de poder vencer um troféu europeu se conseguir conservar os melhores jogadores”.  Absolutamente legítimo o pensamento do presidente! 

Nessa senda, o Benfica resistiu a vender as suas jóias da coroa, com muito esforço financeiro  - pois comprou já os substitutos para esses jogadores, como é o caso de Fejsa, Lisandro Lopez, etc.  – e terá convencido alguns dos jogadores a ficar com a meta da final da Champions no horizonte. Assim, passar aos oitavos da Champions tornou-se absolutamente importante em duas dimensões: por um lado, pelo encaixe financeiro que significava, por outro, por ser a meta que conservaria aqui alguns jogadores já tinham manifestado a vontade de sair no Verão.

Falhado o objectivo Champions, o presidente percebeu imediatamente que teria que vender jogadores e, para que a surpresa não fosse grande na nação benfiquista, anunciou saídas logo no Natal. Neste aspecto, creio que o presidente não terá estado tão bem, até porque anúncios desses dão a sensação de um clube em dificuldades financeiras, o que enfraquece a respectiva posição negocial na venda dos jogadores…

Prosseguindo, Matic era um dos jogadores mais apetecíveis para os grandes tubarões europeus e, perante toda a conjuntura que descrevi, tornava-se difícil manter o sérvio, até porque Mourinho estava à espreita: conseguiu, no boxing day, vitórias importantes que o lançaram definitivamente para a luta do título e tinha falta de um médio como Matic para segurar a parte defensiva do meio campo (Obi Mikel e Essien não dão as garantias necessárias para uma forte candidatura ao título) . Assim, juntou-se “a fome à vontade de comer” e Matic foi hipnotizado por Mourinho, tal e qual são as serpentes pelo tocador de flauta…

Não havia, pois, grandes condições para manter Matic. O Benfica recusava a saída e ficava com problemas financeiros e com um activo possivelmente contrariado, com tudo o que isso implica.

E quanto ao valor? 25€ milhões é muito ou pouco? 

Bem, para mim, o valor de Matic no futebol mundial actual é bem maior que 25€ milhões! Na minha opinião, não vejo por aí muitos médios com a mesma capacidade de Matic, que junta a capacidade defensiva ao fulgor ofensivo. Porventura, só encontra par em jogadores como Arturo Vidal ou Pogba, que não estarão à venda por valores dessa ordem… No entanto, dado o circunstancialismo que descrevi supra e tendo em conta que o valor foi pago foi inteiramente para o Benfica (o Benfica não teve que pagar os 5% ao clube formador e comissões a empresários, o que é habitual) e o valor foi pago a pronto, poderá ter sido um negócio bem aceitável. Na verdade, quando ouvimos, por exemplo, que Falcão foi comprado por 40 milhoes, não nos esqueçamos que 5% desse valor vai para o clube que o formou, depois haverá que pagar uma gorda comissão ao seu empresário, sendo que o remanescente será recebido faseadamente (isto se o clube que o comprou realmente pagar nos prazos acordados…). O valor que o Benfica recebeu foi a pronto e “limpo”. Com esse encaixe, certamente que evitou ter de financiar-se a curto prazo, com as taxas de juros usurárias que andam para aí…

All in all, foi um bom negócio! Agora, desportivamente, foi muito mau para o Benfica e disso ninguém tenha dúvidas…

Quanto ao Matic propriamente dito, a minha opinião não mudou: estou-lhe grato pelo muito que jogou com a nossa camisola, mas continuo a achar que foi uma pequena traição sair nesta altura do campeonato. Se Matic é um grande jogador, deve-o, quase exclusivamente, ao Benfica e nós precisávamos dele nesta altura em que estamos à frente na luta pelo título! Dizem que o “comboio da vida não pára duas vezes na mesma estação”, mas, neste caso, não tenho dúvidas que Matic, mesmo dando agora uma nega ao Chelsea, no próximo Verão não lhe faltariam hipóteses para jogar ao mais alto nível! Se fosse um verdadeiro Benfiquista, ficaria até ao fim da época…Todavia, hoje em dia, é raríssimo encontrarem-se atletas com esse amor aos seus clubes…

Apesar de tudo, desejo-lhe a maior sorte e gostava de o ver, um dia, de volta e a vestir o nosso manto sagrado. 

Carrega Benfica, só faz falta quem cá está!  

Sem comentários:

Enviar um comentário