segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Benfica - porto: mais e menos na homenagem ao Pantera Negra





Grande e importante vitória num dia (quase) perfeito. Batemos categoricamente o nosso maior rival nos últimos anos e conseguimos a primeira parte da homenagem ao nosso querido pantera negra.

O Benfica surpreendeu-me ao começar o jogo com 2 pontas-de-lança. Sinceramente, achei que JJ ira optar pelo esquema dos 3 médios centro, que tem vingado nos jogos mais exigentes. No entanto, finalmente o treinador soltou-se das amarras do temor ao porto (que já se estava a tornar caso sério) e optou por não mudar o esquema que tem dado frutos nos jogos caseiros. Iria revelar-se uma escolha muito acertada.

O jogo começou numa toada morna que o Benfica cedo quis alterar, tendo conseguido logo aos 13 minutos após uma excelente recuperação de bola e arranque de Markovic e um remate fulminante de Rodrigo, à Eusébio mesmo! Era o que o Benfica precisava para acalmar…da vantagem!

O jogo foi-se desenvolvendo sempre com grande respeito mútuo entre as equipas, pois nenhuma queria destapar muito a sua defensiva, o que resultou numa primeira parte com escassas ocasiões de golo. Matic dava cartas no meio campo e, com Enzo Perez, eram suficientes para manietar o meio campo do porto que tinha superioridade numérica no miolo, muito por culpa, também, do forte apoio de Markovic e Gaitán no processo defensivo. Destaque também para os laterais Maxi e Siqueira que estiveram praticamente sempre bem nos duelos com os extremos do porto.

A segunda parte começa com um Benfica afirmativo e com vontade de ampliar a vantagem. Markovic parecia estar em “dia sim” e ia colocando o porto em sentido sempre que este se desposicionava no terreno por força das missões ofensivas. Mais uns minutos e golo de Garay na sequência de canto de Enzo. Explosão de alegria na Luz: a vitória parecia estar mais perto. Finalmente o Benfica decidiu-se deixar de “rodriguinhos” nos cantos e começou a colocar directamente a bola na área, que é quando causa mais perigo!!
A partir daí, e como é apanágio do porto quando está em desvantagem, o jogo tornou-se quezilento e com muitas faltas. Martinez talvez devesse ter ido tomar banho mais cedo por agressão a Maxi. Quaresma entra em campo, mas pouco agita o jogo, pois os laterais do Benfica estavam invencíveis. Mais uns momentos e Danilo é expulso por simulação. O Benfica fica a jogar contra 10 a cerca de 15 minutos do fim do jogo e é aqui que eu acho que estivemos pior: a ganhar 2-0, com todo aquele ambiente no estádio, a jogarmos contra 10 marmanjos que estavam perdidos em campo e não conseguimos segurar a bola e levá-la para o último terço do terreno, causando mais lances de perigo junto da baliza do porto? Penso que perdemos uma oportunidade histórica de ganhar o jogo por outros números… Foi por aqui que considero que a noite de ontem não foi perfeita, faltou este bocadinho, este domínio final e consagrador da justiça no resultado. O jogo estava prestes a terminar, mas não sem antes Josué provar novamente que é um selvagem, como fez no jogo de Portugal na Suécia ou no jogo do porto em alvalade. Muito feia a entrada sobre Siqueira que podia ter tido consequências nefastas para o jogador encarnado.

No final de contas, não posso ser ganancioso e devo agradecer a todos os jogadores pelo grande resultado obtido e pela justa e bonita homenagem a Eusébio. 
Tenho a certeza que o King trocava todas as justas homenagens que lhe foram feitas ao longo da semana pelo resultado positivo neste jogo e, acima de tudo, pelo título nacional. Oxalá seja possível oferecer-lhe o título!

Isto dito, vamos aos mais e menos:

Rodrigo – um golo de raiva e um jogo muito positivo, com deambulações constantes; agora que parecia finalmente estar perto de agarrar a titularidade parece estar de saída…esperemos que não;
Markovic – este é que é o sérvio prodígio que o Benfica contratou; rapidíssimo com bola, é sempre uma seta apontada à baliza contrária; muito útil nestes jogos em que há mais espaço na defesa contrária, tal como sucedeu com o Sporting; grande jogada no lance do primeiro golo.
Matic – o patrão do meio campo do Benfica não jogou contrariado como alguma imprensa tendenciosa queria fazer crer; mais um jogo fabuloso do sérvio a recuperar bolas e a lançar ataques; se estava em campo aquele a quem chamam polvo, Matic mostrou que é uma aranha que chega a todas as bolas com as suas patas; para mim, o melhor do mundo a jogar na sua posição; se sair será uma perda irreparável para a época do Benfica.
Oblak – normalmente, só faço três menções positivas e, embora tivesse muitos mais jogadores que podia nomear, não quero deixar de referir o esloveno que, apesar de não ter tido muito trabalho, mostrou uma enorme segurança para um puto de 21 anos que se estreou num clássico; Artur já deve estar a fazer contas de cabeça….



Lima – não fez um jogo mau, mas continua sem brilhar e sem ser o Lima de outras épocas; de tentativas ao golo, só me recordo de um remate desastrado de pé esquerdo que fez, o que é pouco para um ponta-de-lança; é o Rei do esforço, pois corre que se farta, mas as coisas não lhe saíram bem outra vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário