quarta-feira, 26 de março de 2014

O porto - Benfica e a tentação de Jesus

Tem sido linha orientadora do discurso de JJ que o enfoque principal do Benfica é a conquista do campeonato nacional.

De facto, JJ tem promovido alguma rotatividade no escalonamento dos onzes iniciais noutras competições que não o campeonato. Noto, porém, que, à medida que se vai verificando o sucesso do Benfica nessas outras competições, a rotatividade tem sido cada vez menor, tendo culminado, neste último jogo da Liga Europa, com o Benfica a apresentar o mesmo quarteto defensivo que tinha apresentado no jogo do campeonato, sendo que, no fim-de-semana seguinte, apresentou 3 desses jogadores como titulares no jogo com a Académica.

Se a existência da rotatividade é uma novidade, já o discurso de JJ não o será: pelo menos no ano passado, o discurso da prioridade no campeonato foi usado, sendo que, como se verificou, o Benfica não operou uma verdadeira e real alternância entre os membros do seu plantel, tendo chegado à recta final de todas as competições com jogadores perfeitamente "estourados", como foram os casos notórios de Enzo Perez, Salvio e Cardozo.

Ora, chegados a esta fase da época, JJ estará, novamente, num dilema: jogar as fichas todas no campeonato ou fazer uma mini-rotatividade do plantel e tentar fazer o pleno? E para complicar a resposta que JJ dará, existem factores que o farão reflectir sobre uma questão que devia estar respondida à partida: o Benfica tem, neste momento, uma confortável vantagem sobre 2.º e 3.º classificado da Liga, o que poderá dar uma certa margem de manobra.

Perante o dilema, JJ, que certamente terá visto serem bem definidas as suas prioridades do Benfica no início da época  - conquista do campeonato - estará, agora, hesitante e perante a TENTAÇÃO de redefinir estratégias. Digam lá: seria, ou não seria, perfeito eliminar o porto nas taças, vencer essas competições, ir festejar o título ao dragão e terminar em beleza com uma vitória na Liga Europa, quiçá, contra esse mesmo clube? Apenas por escrever estas palavras cresce-me a água na boca, imagino, então, como não se sentirá JJ, que terá o inegável e humano sentimento de vingança perante o que aconteceu no ano transacto.

Pois bem, por mais aliciante que pareça esse cenário, penso que, se há alguma lição que se possa retirar do sucedido nos anteriores, será a de que, normalmente, quem tudo quer, tudo perde! Sinceramente, e até em face das sucessivas desilusões por que passaram os adeptos do Benfica passaram, não me parece que JJ - e LFV - se possam dar ao luxo de ver fugir mais um título nacional por entre os seus dedos. Seria o fim destas pessoas no Benfica...tenho poucas dúvidas disso!

Com efeito, e na minha opinião, o jogo de hoje - e por mais que nos custe perder jogos contra o porto - deveria ser relegado para segundo plano, primeiro, através dos próprios comentários pré-jogo para o exterior, onde deveria ser bem focado o relevo - ou a ausência dele -  deste jogo para os objectivos do Benfica - isto para retirar pressão aos jogadores e para minimizar um eventual efeito negativo de uma derrota - e, depois, através da escolha de um onze com muitas mexidas, por forma a ser salvaguardada a frescura física dos elementos nucleares do Benfica para o difícil jogo fora com o Braga.

Nesta senda, não compreendo a sistemática ausência de A. Almeida, Jardel, Djuricic das opções de JJ, pois podiam ser atletas com possibilidade de jogar em jogos como o de hoje. Porém, com a ausência de ritmo destes atletas, seria quase suicídio colocá-los hoje em campo. Temos, no entanto, algumas opções válidas para o jogo de hoje e que não são, actualmente, titulares, pelo que podem - e devem - ser lançados de início: Cardozo, Salvio, Sulejmani, Amorim e Sílvio.

Em suma: espero que JJ não caia em tentação e que dê o devido descanso à equipa para o importante jogo de braga, pois o Benfica tem qualidade suficiente no seu plantel para enfrentar todos os jogos - inclusive os não prioritários - com possibilidade de os vencer, alinhando, ou não, o "onze base".

Isto dito, e sabendo que a rotação da equipa não será grande, aposto no seguinte onze de JJ:




Carrega Benfica, dá-nos mais uma vitória no clássico!

2 comentários:

  1. Teatro do burlesco. Este post.

    Cada um dos parágrafos desmonta e ou desmente o anterior.
    Valia mais estar calado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá, por gentiliza, o caro anónimo referir explicitamente as incongruências entre parágrafos que entende existirem?

      Quanto a estar calado, isso já não posso concordar. Sem querer dar grandes lições sobre a liberdade de expressão e pensamento, estará o caro anónimo convidado a não ler os meus textos se o incomodam assim tanto. é simples não os ler, é só não vir cá.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar