domingo, 2 de março de 2014

Belenenses - Benfica: prognóstico do onze, rotação e notas do jogo europeu


Penso que o onze de hoje andará perto deste que acima apresento. Fejsa e Enzo descansaram a meio da semana, o que nos garante um meio campo fresco para o jogo frente ao Belenenses. Da mesma forma, Rodrigo também estará fresco, assim como Siqueira. Por sua vez, Lima e Markovic também não deverão ter grandes problemas, pois jogaram, apenas, cerca de 30 minutos no jogo a meio da semana.

Devo dizer que estou extremamente satisfeito com a gestão que JJ está a fazer do plantel, sem repetir erros das duas últimas épocas. Há dois anos, e com o sonho de se alcançar a final da Champions, o Benfica entrou em jogos sucessivos com "a carne toda no assador" e acabou por pagar caro essa ousadia. No ano passado, e não obstante JJ referir que tinha aprendido a lição com o que sucedera no ano anterior, à medida que o Benfica ultrapassava obstáculos na Liga Europa, JJ foi rodando menos a equipa e também acabamos por pagar esse preço, como todos bem sabemos.

Este ano, porém, parece-me que a lição já estará bem assimilada e JJ está a fazer uma rotação bem mais efectiva do plantel, o que acaba por ser produtivo sob dois prismas: por um lado, os jogadores "titulares" estão mais frescos para encarar os jogos do campeonato, que é o nosso grande objetivo; por outro lado, os "outros jogadores" estão com mais minutos nas pernas e com ritmo de jogo, pelo que, caso algum dos "titulares" não possa dar o contributo, teremos "outro jogador" absolutamente preparado para jogar. 

Será importante que JJ mantenha esta linha de orientação e que não se desoriente pelo eventual sucesso que tenha na Liga Europa: o objectivo terá que ser o campeonato, que está, novamente, ao nosso alcance e não poderá cair no erro de começar a jogar com os mesmos atletas dois jogos por semana!

Nessa senda, e uma vez que ainda não abordei o jogo da Europa, devo dizer que fiquei muito satisfeito com o desempenho do Benfica a meio da semana, atendendo, especialmente, ao facto de estarmos a jogar com muitos jogadores menos rodados. Desta vez, gostei muito de Djuricic, que soube pegar mais no jogo de trás e fez nascer algumas jogadas muito importantes; Salvio mostrou estar a caminho da sua forma, com uma exibição melhor que o jogo anterior; R. Amorim continua em grande forma e a ditar leis no meio campo encarnado; Sílvio é ofensivamente desequilibrador na esquerda e afirma-se como uma boa alternativa a Siqueira. O único jogador, dos menos rodados, que não apreciei especialmente foi A. Gomes, que precisa de ganhar mais intensidade. Cardozo também esteve a um nível razoável, mas nota-se, claramente, a falta de minutos nas pernas.

Umas notas finais para Gaitán: que golo soberbo! É um jogador, de facto, predestinado para os grandes golos; e também um destaque para Markovic: já começa a ser difícil arranjar adjectivos para o craque sérvio; é uma flecha autêntica, mas com killer instinct e com magia nas botas. Se estes dois fossem menos intermitentes, tínhamos equipa para ganhar este campeonato facilmente.

Carrega Benfica, devorem esses pastéis!

Sem comentários:

Enviar um comentário