domingo, 23 de março de 2014

Benfica - Tottenham: notas e Benfica - Académica

Relativamente ao jogo de quinta-feira, há que dizer: não havia necessidade de tanto sofrimento!

O Benfica trouxe uma margem perfeitamente confortável de Londres e podia tê-la gerido de forma diferente. JJ apostou - e bem - na rotatividade do plantel, pois o foco principal é - como terá de ser - o campeonato. Do meu ponto de vista, a rotação apenas pecou por escassa: por exemplo, o sector defensivo manteve-se inalterado, sendo que existem boas alternativas que podiam, e deviam, ter sido exploradas: André Almeida, inexplicavelmente, deixou de ser opção para Jesus; Jardel, sempre que joga, dá boas indicações, mas o técnico não aposta nele; Vitória nem sequer tem oportunidades.

O Benfica está em muitas frentes neste fim de época e, certamente, precisará de todo o plantel com "rodagem" para enfrentar todas as competições. Se a rotação for bem feita, poderemos chegar às tão desejadas finais com os jogadores "principais" frescos, bem como com os restantes atletas com ritmo competitivo e preparados para fazerem face a qualquer eventualidade.

Deixando agora a questão da rotação, naturalmente que o jogo de quinta ia estar condicionado, quer por ter no onze inicial jogadores sem ritmo de jogo - Salvio, Cardozo, Djuricic e A. Gomes - quer pelo natural relaxamento após o resultado da primeira mão. O Benfica até entrou bem, com um golo do inevitável Garay, mas foi perdendo fulgor com o passar dos minutos e o Tottenham, ferido no seu orgulho, aproveitou para se ir chegando à frente. 

Depois de algumas oportunidades perdidas, o Tottenham fez dois golos em três minutos e deixou as coisas complicadas para nós. Valeu-nos uma grande defesa de Oblak e Lima, que fechou a eliminatória com um penalti bem arrancado e, depois, bem batido.

Resumindo: não gostei de Maxi, que foi muitas vezes batido pelos adversários, especialmente na segunda parte; não gostei de A. Gomes, que esteve sempre muito lento nas suas acções e não ajudou a segurar o meio campo; não gostei de Sulejmani, que esteve complicativo; não gostei Cardozo, que demonstrou estar absolutamente fora de forma; gostei de Garay, com mais um golo..incrível!; gostei de Salvio, que, apesar de não ter sido brilhante, já começa a regressar à boa forma; quanto a Oblak, esteve bem em alguns lances e, não tão bem noutros; vamos ter que ter muita paciência com o esloveno, já que se trata de um guarda-redes muito jovem e que, certamente, irá errar muitas vezes; oxalá o Tribunal da Luz o absolva muitas vezes, para que este jogador possa crescer e ser tornar-se num atleta de elite.

Quanto ao jogo de hoje com a Académica, não se esperam facilidades! A Académica, com certeza, virá jogar bem fechada e explorará o contra-ataque. Já tivemos dificuldades em casa esta época perante adversários a jogar desta forma: Arouca, Belenenses, Gil, etc. Será importante não desesperar se a bola nao entrar cedo e rodar bem a bola, de flanco a flanco, até encontrar um espaço para penetrar na defesa adversária, cansando o adversário que terá que correr muito sem bola.
Espero que Jesus também aproveite para dar mais alguns minutos a Cardozo e Salvio, que são dois jogadores-chave para o desempenho da equipa até final e, nesse sentido, precisam de ter competição nas pernas para poderem ser úteis.

Eis o onze que prevejo ser o titular:




Carrega Benfica, traz-nos mais 3 pontos rumo ao título!

Sem comentários:

Enviar um comentário