quinta-feira, 20 de março de 2014

Nacional - Benfica: mais e menos e Benfica-Tottenham: onze

Para razões de economia temporal, faço deste post um 2x1, com as incidências do jogo de segunda-feira e o de hoje.

O jogo da Madeira revestia-se de especial importância, atenta a possibilidade de ganharmos mais pontos de vantagens sobre os nossos rivais mais directos. Infelizmente, só um dos nossos rivais perdeu pontos, mas, na verdade, nem temos que nos preocupar com eles, uma vez que dependemos apenas dos nossos jogos para festejarmos o título. Aliás, não acredito que o Sporting vá fazer o pleno de pontos até ao fim do campeonato - a começar já pelo jogo complicado deste fim-de-semana - pelo que acredito que o título está (muito) mais perto e o resultado do jogo de alvalade até foi bom.

Vencemos o jogo e, atrevo-me a dizer, contra tudo e todos! O Nacional estava com a corda toda - viu-se pela forma como entrou em campo - e o árbitro estava caseirinho - talvez por força dos ventos que sopravam no estádio e que originavam de alvalade -. Uma desvantagem desde cedo não augurava um bom resultado. Todavia, com classe e esforço, o Benfica fez mais uma demonstração de força e não deixou margem para dúvidas sobre a candidatura ao 33.º.

Isto dito, vamos aos mais e menos:


Rodrigo - uma vez mais, tenho que reconhecer o erro...há uns tempos atrás, sem paciência que estava para este jogador, escrevi que deveria ser emprestado para rodar e ganhar consistência no seu jogo; quão errado eu estava! melhor, não estava errado, pois ele não jogava puto na altura, mas a verdade é que o treinador soube pegar num jogador que parcia perdido desde o jogo frio na Rússia e transformá-lo num jogador importante para a equipa; está consistente a marcar golos - e que golo aquele na Madeira!!! foi o vento, foi, ó Manel - e a desequilibrar no ataque; um Rodrigo assim já poderá valer o que pagaram por ele.
Lima - finalmente de volta aos golos em bola corrida! O brasileiro já precisava deste boost de moral: tem trabalhado muito para a equipa, mas andava divorciado do golo, o que é sempre mau para um ponta-de-lança, por mais que queiram "dourar a pílula"! Que seja o primeiro de muitos nesta ponta final.
Garay - de certeza que é central?! mais dois golos?? se com Rodrigo reconheci o erro em comentários passados, aqui tenho que colher méritos, pois, há uns tempos atrás, defendi aqui que Garay era fundamental para a equipa e que o Benfica deveria mantê-lo a todo o custo, especialmente depois de já ter realizado capital com as vendas de Matic, Rodrigo e A. Gomes. Para além da grande eficácia ofensiva que tem demonstrado, é um esteio defensivo fulcral, que raramente erra ou complica; simples e eficaz, como todos os centrais deveriam ser, não é David Luiz?


Markovic - continua a intermitência exibicional; um jogo de luxo e depois dois ou três sem aparecer...não pode ser...Salvio está à espreita.
Oblak - talvez pela primeira vez desde que assumiu a baliza do Benfica foi realmente posto à prova e o saldo não foi totalmente positivo; algumas hesitações entre outros pequenos deslizes; tem de melhorar o seu jogo de pés;
Gestão de resultado do Benfica - mais uma vez, fiquei insatisfeito com a gestão do resultado por parte do Benfica; depois do 3-1 o Benfica deixou, pura e simplesmente de atacar; não digo que se volte para aquele período em que JJ queria a equipa a marcar 4 e 5 golos por jogo, mas também não podemos adormecer tanto, pois quase que nos dávamos mal, especialmente depois do 3-2; será preciso nunca abdicar de se tentar o golo, pois uma equipa como o Benfica tem obrigação de conseguir dominar todas as equipas da nossa liga.

Isto dito, vamos ao prognóstico de onze para hoje:




 Carrega Benfica, vamos mostrar o dedo ao bife!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem toda a razão! já não me lembrava. Sendo assim, resta Siqueira, uma vez que JJ parce não querer saber do A. Almeida.
      Muito obrigado pela correcção.
      Saudações Benfiquistas

      Eliminar