domingo, 9 de março de 2014

Benfica - Estoril: mais e menos

Importante vitória rumo ao título, especialmente quando conjugada com o resultado negativo do segundo classificado no Bonfim.

A entrada forte e determinada do Benfica cedo resolveu o jogo. Jogar com o bloco alto na Luz é louvável, mas normalmente dá em mau resultado: já o sporting tinha tentado a peripécia, sem sucesso e o Estoril também tentou pressionar alto e ter muita posse de bola; todavia, este estilo de jogo favorece a transição rápida do Benfica, que aproveita os seus rápidos e virtuosos avançados para explorar as costas da defesa.

Assim sendo, como foi, em 5 minutos o Benfica já tinha 2 oportunidades de golo e, num canto, acabou por materializar o ascendente. Poucos minutos depois, numa bela jogada entre Gaitán, Siqueira e Rodrigo, chegou o segundo golo e a traquilidade.

A equipa soube gerir bem o resultado durante a primeira parte e ficou a nítida sensação que podia ter chegado ao intervalo com, pelo menos, mais um golo. Na segunda parte, o Benfica viu, erradamentem um golo ser-lhe invalidado, o que daria outra traquilidade até para gerir melhor o plantel.

Neste momento, temos 7 pontos de vantagem (que até são 8, por força do confronto directo) para o segundo classificado, o que é uma vantagem confortável. Espero, contudo, que esta vantagem não sirva para se alterar a mentalidade que JJ tem empreendido na equipa: foco máximo no campeonato e rotação do plantel nas outras competições. É importante não desarmar na Liga e não "estourar" os jogadores noutras competições!

Vamos aos mais e menos:

Luisão - fez mais uma excelente exibição, coroada com um golo; é o esteio da nossa defesa e está praticamente inultrapassável; como é bom ser guarda-redes do Benfica por esta altura: o trabalho é muito pouco e isso deve-se à boa actuação da defesa que Luisão comanda.
Garay - grande exibição do argentino; rápido nas dobras, excelente na antecipação e no controlo dos avançados; grande complemento a Luisão no centro da defesa.
Fejsa - aquele amarelo na fase inicial do jogo fez-me temer por um jogo com sobressalto para o sérvio, todavia Fejsa soube controlar o seu ímpeto e, mais importante que isso, a zona central do jogo do Benfica, roubando muitas bolas e mostrando-se autoritário.
Rodrigo - foi uma exibição com altos e baixos, mas o hispano-brasileiro esteve bem com a sua forte dinâmica no jogo; conseguiu fazer o segundo golo e estebe perto de bisar com um fulgurante arranque já a meio da segunda parte; grande pulmão.
Gaitán - também foi inconstante durante o jogo, mas a bola que sai dos seus pés vai sempre "redonda" e os colegas agradecem.


Markovic - em termos ofensivos, passou ao lado do jogo o sérvio; defensivamente esteve bem, o que é de destacar;
Salvio - está a voltar aos poucos, já se sabe, mas a sua ânsia está a atrapalhar-lhe o regresso às boas exibições; colecionou alguns passes mal realizados; espero que seja titular com o Tottenham, junto com Cavaleiro, para ganhar o ritmo de jogo que tanto precisa;





Sem comentários:

Enviar um comentário