quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Benfica - Olympiacos



Hoje é noite de Champions e estaremos perante o jogo mais importante da fase de grupos para o Benfica: jogo em casa com o Olympiacos, onde qualquer resultado que não seja a vitória poderá comprometer a passagem à próxima fase.

É conhecida a força ofensiva da equipa grega, que conta com o goleador Mitroglou como grande destaque e que certamente fará com que o jogo não tenha um só sentido. Se juntarmos isso a um Benfica que não tem maravilhado neste início de época e as lesões do plantel, certamente teremos um jogo muito difícil pela frente.

Isto dito, vamos aos onzes, sendo que dou como certas as ausências de Salvio, Markovic, Suljemani e Fejsa, por lesão.

Previsão do 11 de Jorge Jesus:
 
Opção 1:

Se tivesse que apostar o meu dinheiro, diria que vai ser este o onze que Jesus vai escalonar para o jogo de mais logo. Na defesa, tenho dúvidas sobre a colocação de Maxi, pois JJ tem apostado mais em André Almeida para as competições europeias, no entanto estou com feeling que irá jogar na garra do uruguaio. Em face das ausências por lesões, talvez colocará R. Amorim no miolo a fazer dupla com Matic - sendo que aquele terá como missão os equilíbrios defensivos nas subidas do Maxi – libertando Enzo para jogar na ala. O Enzo tem uma cultura defensiva mais apurada que outros extremos do plantel e, em jogos grandes como este, é tão importante defender bem como atacar, pelo que me parece que a aposta irá recair no argentino para a direita. No ataque, e como já dá conta a imprensa diária, JJ apostará provavelmente na dupla Lima-Cardozo, com o brasileiro a ter a missão de ligar o meio campo ao ataque.

Opção 2:



Esta será uma hipótese mais remota, mas caso JJ não queira desfazer a dupla do miolo – Matic/Enzo – a escolha na ala direita talvez penda a favor de Ola John, que terá vantagem sobre I. Cavaleiro pela maior experiência em palcos europeus. Neste cenário, será mais provável que a escolha na lateral direita recaia sobre A. Almeida, pois é mais forte defensivamente que Maxi, o que poderá ser importante se o respectivo flanco estiver entregue a Ola John, que não faz da defesa o seu forte.







Meu onze:
Apostaria num esquema táctico ligeiramente diferente do habitualmente usado pelo JJ, mas que, por vezes, tem sido usado pelo Benfica, maxime em palcos europeus: 4x2x3x1. Acho que a incapacidade do Benfica em criar e pensar jogo deve-se à distância entre sectores e à falta de velocidade da equipa. Na época passada tínhamos um Salvio que dava profundidade e velocidade nas alas e um Enzo em grande forma no meio, a distribuir jogo, que disfarçavam bem as insuficiências do esquema táctico, mas este ano temos Salvio lesionado e Enzo a meio gás. Assim, parece-me importante ter um jogador que ligue sectores no meio campo e Djuricic parece-me a escolha natural, pois é um jogador de bom toque de bola e talhado para ser um 10. Atenção, Djuricic a 10 e não a segundo avançado, como tem colocado JJ, pois será importante que o sérvio venha de trás com a bola e já não que a receba muito à frente, de costas para a baliza, posição na qual já se percebeu que pouco pode render (à imagem do que acontecia, por exemplo, com Pablo Aimar, que rendia incomparavelmente mais na posição 10). Mantinha a dupla Matic/Enzo no miolo, com Enzo ligeiramente mais ofensivo e com a dupla missão de combinar com Djuricic e com o extremo direito e de fechar o flanco aquando das subidas de Maxi. Não estando o Enzo a jogar a extremo, apostaria em Ola John, que, apesar de tudo e quando tem vontade de entrar no jogo, é um extremo que ganha bem a linha de fundo e sabe cruzar. Na esquerda Siqueira e Gaitán, que ainda não encontraram o entrosamento necessário para fazerem uma boa dupla na ala, mas parecem ser as únicas opções para os respectivos postos. Na frente, o inevitável Cardozo, metido na área e com instruções para não cair muito nos flancos nem para descer para fazer jogo (não é propriamente um grande avançado a segurar a bola e a tabelar; o que ele sabe fazer é meter a bola na rede).

4 comentários:

  1. Do "teu onze", apenas alteraria para Lima na frente, mas aposto que o JJ vai meter o Enzo à direita com o Amorim no meio.

    http://maiordeportugal.blogspot.pt/

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começaria o jogo como indiquei, mas, caso fosse necessário reforçar a presença no ataque no decorrer do jogo, colocaria o Lima no lugar do Djuricic. O Lima é um jogador inteligente e que também pode fazer a função de segundo avançado, mas esta época já tem jogado junto com o Cardozo e a bola não tem chegado a zonas de finalização. Daí que tenha escolhido o Djuricic para a ligação entre sectores.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  2. Boa analise.

    Também acho que o Lima e o Cardozo vão jogar juntos.

    Bem vamos ver, só tenho pena de uma coisa ver o Enzo encostado à linha, mesmo sabendo que era a sua posição nesta altura não joga nem metade do que joga a meio.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente: o Enzo rende mais no meio, daí que, no meu onze, o tenha colocado no meio, a par do Matic.
      O Salvio é que nos faz muita falta!! quer pelo que joga, quer para acabar com o dilema de colocar o Enzo na linha.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar