quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Benfica - Olympiacos: mais e menos

No rescaldo do jogo de ontem no pantanal da Luz (a certa altura  deixou de ser um relvado), é díficil fazer grandes destaques, especialmente pela positiva, mais uma vez pela subprodução do Benfica, mas também pela forma incaracterística como se desenrolou o jogo após o verdadeiro dilúvio que caíu sobre o relvado e o tornou impraticável.

O Benfica alinhou com a equipa que destaquei no post anterior como hipótese 2 e, na minha opinião, continua a demonstrar os mesmos problemas que se vêm arrastando desde o início da época: a equipa está lenta, sem ligação entre os sectores e muito distante no campo. O habitual 4x4x2 dá-nos, invariavelmente, inferioridade numérica no meio campo e, em jogos com equipas com centro-campistas mais habilidosos, torna-se muito difícil para o Benfica segurar o jogo do adversário, bem como para criar jogadas perigosas. Todavia, a meu ver, nem tudo se explica pelo esquema táctico, pois o que me parece é que há unidades em subrendimento (Matic é um exemplo gritante) e outras unidades que não conseguem fazer as vezes dos seus antecessores (caso de Ola John e de outras opções que não conseguem dar a vida à ala direita que Salvio dava). Ainda assim, não se diga, como fez JJ, que o relvado prejudicou o jogo do Benfica. Muito pelo contrário! Se houve período em que o Benfica equilibrou o jogo foi precisamente na fase em que o relvado mais parecia uma piscina, o que quer dizer muito...

Isto dito, e para não me alongar demasiado, vamos aos mais e menos:





 Cardozo: pois claro! o Paraguaio tem uma missão no Benfica, que é marcar golos... e foi o que fez mais uma vez. Pode passar um jogo todo a correr atrás da bola, a falhar passes e a exasperar o adeptos, mas a verdade é que tem faro de golo e ontem estava outra vez no sítio certo à hora certa.
Luisão: o capitão foi o defesa mais esclarecido ontem, que teve algumas intervenções importantes que evitaram maiores embaraços para a baliza de Artur; teve pela frente um endiabrado Mitroglou e, nesses duelos foi mais feliz que o seu companheiro de sector, que perdeu constantemente os duelos para o grego; foi também importante na assistência que fez para o golo de Cardozo;
Enzo:  destaco-o mais pelo voluntarismo e pela raça do que por força dos resultados práticos do esforço que empreendeu em campo; inconformado, tentou levar o Benfica para a frente; no entanto, parece-me que está uns furos abaixo daquilo que fez a época passada (especialmente a meio da época).
 

 
De uma forma geral, toda a equipa merece o menos, pela exibição muito cinzenta de ontem, mas são estes aqueles que merecem um maior destaque negativo:

Ola John - percebe-se por que motivo não consegue agarrar a titularidade, mesmo com a onda de lesões na sua posição; é um jogador sem chama, que não está em campo com a intensidade que é pedida para jogos profissionais; não chega fazer umas fintas e uns malabarismos durante o jogo...ser um jogador de futebol de equipa de topo é mais que isso e o holandês tem que perceber e mudar rapidamente, antes que tenha o mesmo destino que outros putativos "predestinados", como Balboa...
Matic - o que aconteceu ao grande médio da época passada? Perde bolas inadmissíveis (uma deu em golo), falha passes, não está tão forte na recuperação de bola... será que já está com a cabeça fora do Benfica ou  é uma simples quebra de forma?
Gaitán - o relvado ontem não estava de feição ao seu futebol, o que também poderá ter ajudado à inconsequência do seu jogo; mais uma exibição abaixo do que pode (e já lhe vimos) fazer.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário