domingo, 24 de novembro de 2013

Benfica - Braga: mais e menos



Não falhei por muito no onze que adiantei ontem. Só as inesperadas ausências de Maxi e Cardozo impediram que fizesse o pleno.

Jesualdo, como técnico experiente que é, percebeu aquela que é a maior dificuldade deste Benfica e soube explorá-la através da colocação da equipa num bloco baixo com jogadores combativos no meio (destaque para o duro e faltoso Luiz Carlos) e extremos rápidos e com bom toque de bola (grande exibição de Alan). É consabido que o Benfica sente dificuldades quando tem que pegar no jogo e encarar uma equipa bem fechada no seu meio campo e sente redobradas dificuldades quando essa equipa fechada sai em contra-ataque com critério, como foi o caso do Braga. E assim foi! Benfica sempre com dificuldades em penetrar no último terço do Braga e que, com o avançar do tempo, tornou o seu jogo mais previsível e lento! Parecia, no entanto, que mais tarde ou mais cedo iria sair um dos passes do meio para as diagonais de Markovic, que o isolaria…mas, por três vezes, ou o passe foi muito longo ou o domínio não foi o melhor. Não era a tarde do Sérvio. Nem desse, nem do companheiro de sector, Djuricic, que não conseguia pegar na batuta do jogo. Pareciam estar reunidos todos os ingredientes para mais um resultado negativo.

Num momento em que o ascendente era do Braga, e que os jogadores do Benfica pareciam estar cansados, Matic, em jogada de garra, rouba a bola a Mauro e, perante dois jogadores, remata forte e cruzado de pé esquerdo para o momento da noite! Depois disso, o Benfica soube gerir, com Matic a sobressair em diversas jogadas.

Isto dito, vamos aos mais e menos:


Matic: pelo golo absolutamente fundamental que marcou e pelo que jogou; está em clara subida de forma e o Benfica bem precisa de um Matic em grande para almejar vencer troféus;
Enzo: durante 60 minutos foi o motor da equipa do Benfica, momento em que sentiu uma quebra de rendimento, talvez pelo cansaço; sempre com a bola bem colada no pé, tentou ser o maestro que Djuricic não conseguiu ser;



Lima: o avançado atravessa uma má fase e nem parece o mesmo; sempre longe das zonas de finalização, parece estar muito ansioso na hora de rematar à baliza; que venha depressa o golo moralizador, pois precisamos do brasileiro na mesma forma da época passada;
Djuricic: o técnico deu-lhe a missão de jogar entre linhas e de ligar o meio campo ao ataque, mas o sérvio poucas vezes foi capaz de o fazer; tem bom toque de bola e muita margem de progressão, mas ainda não é o 10 que o Benfica precisa neste momento; precisa de crescer.
Rodrigo: uma miséria! Sinceramente não consigo perceber a mais-valia deste jogador neste momento; desde que foi atropelado por um comboio na Rússia que não engata uma finta, um bom remate, nada… arrasta-se em campo…corre muito, tem muita disponibilidade, mas faz tudo mal! Remata quando não deve, passa quando deve rematar, nem engata um lance de 1 para 1, deixa fugir bolas…enfim, uma miséria! Se houver fundo de verdade nas notícias sobre as ofertas pelo jogador, que o vendam enquanto ainda tem valor de mercado, pois aqui não está a ser feliz; para isto, mais vale apostar em N. Oliveira, que não lhe fica nada atrás; em suma: para rodar ou vender.
Markovic: não é que tenha feito uma exibição má, pois conseguiu, com as suas movimentações, causar os maiores calafrios à defesa do Braga, mas o o que é certo é que não conseguiu dar o melhor seguimento a esses lances; a parte mais negativa foi mesmo ter saído e não ter cumprimentado o técnico, mostrando-se desagradado com a exibição;

4 comentários:

  1. De todos os "menos" aquele que menos justificação tem é o Lima. É verdade que Rodrigo não fez grande coisa em termos ofensivos, mas recordo-te que foi ele quem ajudou o Sílvio na esquerda a travar o Alan, já na segunda parte.

    O Djuricic, ainda ontem escrevi um artigo sobre o que penso dele. Podes ver aqui:
    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/11/djuricic-vitima-do-sistema.html
    ;)

    E ao Markovic é normal ele ter jogado pior. Ele rende mais noutro tipo de funções, como também escrevi no artigo acima.

    Quanto ao positivo, completamente de acordo! Aquele duo é impecável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Random_Hero26 de Novembro de 2013 às 16:09

      Boa tarde, PP.
      Incluí o Lima nos negativos pela notória fase de falta de confiança que atravessa. Acho o Lima um jogador valioso e importante, mas o que é facto é que tem estado eclipsado, na sombra de Cardozo esta época.
      Quanto ao Rodrigo, confesso que não estive particularmente atento à sua missão defensiva e o que me saltou à vista foi, novamente, a incapacidade em criar lances ofensivos, em ser consequente ou sequer perigoso. É um jogador que está perdido e que precisa de arrancar uma ou duas boas exibições para voltar ao que era...mas parecem tardar em chegar essas exbições e já me desespera...
      Já em relação ao Markovic, concordo que ele não está a jogar no lugar onde rende mais e já falei sobre o assunto nuns posts atrás (entendo que ele renderá mais como segundo avançado, com alguma liberdade para vaguear pelo ataque, sem estar "preso" à linha).
      Por último e quanto aos positivos, só me arrependo de não ter colocado o Luisão também, pois fez também uma óptima exibição.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
    2. Verdade, o capitão está em crescendo de forma. Pena é que o Jesus já poderia ter apostado no Vitória à mais tempo e se calhar não teríamos tantos golos sofridos e o Paulo Bento teria mais um tipo para a defesa, em vez do Bruno Alves... mas isso são outros quinhentos...

      ;)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar