quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Anderlecht - Benfica: prognóstico do onze



Mais uma jornada de Champions e, para não variar, mais um jogo difícil. As contas são fáceis de fazer: o Benfica precisa de ganhar hoje, se ainda quer aspirar em passar à próxima fase, e tem que esperar que o PSG faça o seu trabalho perante o Olympiacos, isto para que a decisão fique para a última jornada, onde o Benfica receberá em casa um PSG – que, esperemos - já estará apurado em 1º lugar!

Porém, para que se conjugue esse cenário, é absolutamente necessária a vitória de hoje que, em condições normais, tem que acontecer, mesmo sem Cardozo.



Tenho muitas interrogações relativamente ao onze que JJ irá apresentar, isto por força das ausências de Cardozo e Siqueira e pelo mau desempenho do Benfica no último jogo.

Na defesa, acredito que Maxi, já regressado dos compromissos internacionais, seja o escolhido para lateral direito (embora o técnico normalmente opte por A. Almeida nos jogos decisivos) e que Sílvio transite, assim, para o lado esquerdo da defesa. A dupla de centrais será, certamente, a habitual.
No meio campo tenho, desde logo, muitas dúvidas sobre o tridente do meio que JJ fará alinhar (não acredito que alinhe só com 2 médios centro e 2 avançados), podendo variar entre a opção da imagem, com a entrada de Fejsa para robustecer o meio campo e fazer as tarefas mais defensivas, libertando Matic para terrenos mais adiantados e deixando Enzo como organizador de jogo. Este parece-me o cenário mais provável, mas é certo que este esquema já foi testado e apagou do jogo um jogador importantíssimo para o Benfica - Matic – que parece dar-se melhor na posição mais recuada do meio campo.

Assim sendo, Jesus poderá também optar pela entrada de Djuricic para a posição mais adiantada do triângulo do meio campo (se bem que JJ teima em colocá-lo mais à frente, numa posição que ele designa como “9,5”) e deixar a dupla mais defensiva entregue a Matic e Enzo. Poderá também promover a entrada de Cavaleiro para uma das alas ofensivas e escolher Markovic ou Gaitán para jogarem no meio, atrás do ponta de lança, que deverá ser Lima.
Nas alas, não acredito em grandes surpresas, mas há a hipótese de Cavaleiro poder jogar para se castigar Markovic pela “brincadeira” do último jogo, embora não acredite muito neste cenário e me pareça desajustado de todo.

Pessoalmente, talvez preferisse o meio campo composto por Matic-Enzo-Djuricic, mas insisto: o Djuricic deve jogar como número 10, e já não como 9,5. Parece evidente que o Sérvio rende mais quando tem a bola controlada e joga a partir de trás. Quando está muito adiantado no terreno, não tem espaço para desenvolver – e engatar – o seu futebol, pois recebe constantemente a bola de costas para a baliza e já com um ou dois polícias por perto. Certamente que o Sérvio, se conseguir pegar no jogo a partir de trás, poderá combinar bem com os alas e mesmo com o ponta de lança e tentar encontrar espaços para as diagonais de Markovic, que têm sido mal aproveitadas.

Esperemos que o Benfica entre concentrado, que não claudique nas bolas paradas defensivas e que seja eficaz quando criar oportunidades, pois ainda nada está perdido e está muito dinheiro em jogo.

Carrega Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário