terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Benfica - Vitória de Guimarães: mais e menos

Missão cumprida! Mais três pontos rumo ao objectivo título.

Apesar da vitória, o Benfica fez um jogo cinzento, que foi iluminado a espaços pelo brilhantismo de Markovic e algumas arrancadas de Rodrigo.

Um Vitória de Guimarães muito bem posicionado dificultou muito a tarefa à turma da Luz e só um momento de inspiração dos dois atletas supra identificados logrou alterar o marcador que teimava em não avançar.

No geral, o Benfica foi melhor que o Guimarães, tendo causado muito mais perigo junto da baliza adversária, mas é também um facto que a equipa da cidade berço causou mais embaraços defensivos ao Benfica que todos os seus últimos adversários, o que se pode verificar, por exemplo, pelo número de remates. Espero que o bom posicionamento do Guimarães se mantenha, pelo menos, mais uma jornada, pois, se assim for, não estou a ver o porto a passar incólume pelas terras de D. Afonso Henriques.

O momento do golo é absolutamente mágico e premiou uma exibição fulgurante do sérvio do Benfica, que foi, claramente, o melhor em campo ontem.

Uma última nota para o regresso de Salvio ao relvado da Luz: o argentino faz muita falta ao Benfica e a presença dele servirá para aumentar o leque de opções nas alas; contudo, ontem notou-se a falta de ritmo de jogo; não sei até que ponto não seria produtivo fazer Salvio rodar 1 ou 2 jogos na B.

Isto dito, vamos aos mais e menos:

Markovic – pois claro; o sérvio brindou os seus adversários com velocidade, finta e controlo de bola; é, com toda a certeza, o mais rápido jogador da liga portuguesa com a bola nos pés, sendo que alia à velocidade um controlo de bola brilhante e ontem foi um autêntico quebra-cabeças para o Guimarães; não fora o árbitro ser generoso e, aos 45´, já teria arrancado a expulsão do defesa esquerdo do Guimarães; golo mágnifico a coroar uma exibição fulgurante; esperemos que siga o conselho do seu compatriota Matic e que se aplique  nos treinos no sentido de melhorar o seu jogo, pois precisamos bem dele;
Jardel – Sou um apreciador do futebol do brasileiro que, tantas vezes, parece ser pouco apreciado na Luz; é um central alto, forte e, pasmem-se, rápido! Ontem, para mim, até nem foi das melhores exibições, porque, especialmente na primeira parte, até esteve mal num ou noutro lance e em saídas de bola, mas merece o destaque pela raça e capacidade de sofrimento, ao fazer os 90´do jogo depois de ter sido atingido na cabeça e isto sem nenhum receio nas bolas aéreas ou nos confrontos com o poderoso Mazoou.
Rodrigo – mais um jogo em alta rotação e sempre a espreitar o perigo; pena que tenha desperdiçado algumas ocasiões de golo; esteve brilhante nas assistências para o golo de Markovic e no falhanço de Lima perto do final.
R. Amorim – foram poucos os minutos em campo, mas a sua entrada significou logo maior clarividência no miolo; 



Enzo – sou o primeiro a elogiar o argentino, mas ontem não foi o seu jogo; estranhamente preso de movimentos, errou muitos passes e complicou em determinadas situações; houve também lances em que podia arriscar o passe de rotura, para os colegas que se desmarcavam pelas costas do autocarro vimaranense, mas optou sempre por guardar mais a bola; melhorou com a entrada de Amorim;
Sílvio – não é que tenha sido uma má exibição, porque não foi, mas tenho sempre a sensação que Sílvio acaba por jogar melhor à esquerda; esteve uns furos abaixo do que fez contra o PAOK.
Sulejmani – ontem teve a oportunidade de desafiar a titularidade de Gaitán, mas não conseguiu fazê-lo; parece-me algo pesado, o que não ajuda na hora de arrancar após a finta; demasiado complicativo em alguns momentos de finalização de que dispôs.

2 comentários:

  1. Espantoso. Ouvi o jogo na Antena 1, e diziam que teria sido dos jogos mais empolgantes do campeonato. Digno da Premiere League. Va-se la acreditar nas pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rfa,
    Do ponto de visto do espetáculo, não diria que foi dos jogos mais empolgantes do campeonato, mas também não foi assim tão mau. De facto, houve algum equilibrio na contenda, o que poderá ter tornado o jogo mais interessante para quem o assistia de forma desinteressada; no entanto, visto o jogo do ponto de vista do Benfica, não posso dizer que terá sido dos nossos melhores jogos esta época, até porque permitimos mais posse de bola ao adversário no nosso meio campo e mais remates que nos últimos jogos.
    Não será alheia a esta menor produção do Benfica neste jogo a falta de alguns jogadores, como Garay, Maxi, Gaitán, Cardozo, e até mesmo de Salvio (que ainda não está em forma) e de Matic (que fazia parte do plantel inicial); apesar de possuirmos um plantel vasto e com multiplas soluções, qualquer equipa sentiria falta de jogadores com o calibre dos "ausentes" que mencionei.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar