segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Benfica - Vitória de Guimarães: prognóstico do onze titular em noite de afirmação do líder?



Hoje é o dia em que podemos – e devemos – dar um salto decisivo rumo ao título! O 2.º classificado sucumbiu, em casa, perante o Estoril e cabe-nos aproveitar o deslize e consolidar o domínio evidente que temos vindo a demonstrar desde o início do campeonato, com especial destaque a partir de Janeiro.

Neste campeonato, à semelhança de outros, o Benfica não arrancou bem. A derrota com o Marítimo na jornada inaugural fazia prever mais uma época de desalento para os adeptos do Benfica. Todavia, e na verdade, o Benfica foi subindo paulatinamente de produção e percebeu-se que só por via “artificial” é que o puxavam para baixo na classificação (por exemplo, no jogo com o Sporting em Alvalade, onde sofremos um golo em fora-de-jogo e ficou um penalti por assinalar; no jogo contra o Belenenses, em que sofremos outro golo em fora-de-jogo e ficou outro penalti por assinalar; no jogo com o Arouca, em que fica um penalti claro por marcar; e até no próprio jogo com o Marítimo, onde fica um penalti por assinalar sobre Lima). Independentemente dos erros de arbitragem, o que é certo é que o Benfica ia subindo de produção e, em sentido inverso, o porto ia mantendo o seu ritmo baixo, que lhe trazia algumas vitórias, no entanto, sem convencer e, noutras ocasiões, até beneficiando de alguma ajuda externa (como com Paços de Ferreira, Guimarães). Na Europa, onde não podem contar com grandes ajudas, cedo se percebeu a “verdura” da equipa do porto, que não se classificou num grupo bastante acessível….bem como se está a ver agora as dificuldades perante uma equipa do terceiro escalão europeu…

Ou seja, percebeu-se que apenas de forma artificial o campeonato andava “disputado” entre as duas equipas, mas tudo pode mudar hoje, porque, em caso de vitória, o Benfica cavará um fosso de 7 pontos para o porto que, em condições normais, será difícil de recuperar.

No entanto, não canto já vitória, até porque já vivi o suficiente para saber como estas coisas funcionam e não tenho a mínima dúvida que o Benfica terá de jogar contra tudo e todos no que resta deste campeonato e só uma equipa forte e absolutamente focada conseguirá ultrapassar todos os obstáculos e tudo o que aí vem. 

Um conselho: foco máximo no campeonato, sem se importar com Taças da Liga, UEFAS e outras balelas… é jogar SEMPRE na máxima força para o campeonato e, nas outras competições, caberá fazer rodar a equipa. Não caiam no erro de outros anos. Quem tudo quer, tudo perde e o Benfica não se pode dar ao luxo de perder mais um campeonato que pode ficar hoje na sua mão: seria o fim da linha para JJ e, muito provavelmente, para Vieira. O Benfica tem um plantel vasto o suficiente para entrar noutras competições – que não o campeonato – com uma equipa de “suplentes” que, certamente, não envergonhará os seus pergaminhos e se JJ for eficiente na rotação da equipa – como foi com o PAOK -, até poderemos chegar bem longe nas outras competições.

Importa também não perder de vista o sporting que, se apenas falássemos de futebol jogado, sem tricas e outras coisas, é, para mim, um oponente mais valioso que o porto neste momento e que importará ter em conta.

Isto dito, vamos ao onze que me parece mais provável para o embate de logo:


Carrega Benfica, rumo à glória!

Sem comentários:

Enviar um comentário